Vales do Rio é uma das mais recentes freguesias criadas no concelho da Covilhã, foi criada pelo Decreto-Lei n° 537/76 de 9 de Julho. Só nesta data é que a velha ambição de independência da freguesia limítrofe do Peso foi reconhecida legalmente. Esta data é ainda hoje muito recordada pelos naturais da freguesia, que comentam com uma alegria esfuziante a grande manifestação de Valrienses em frente aos Paços do Concelho, como forma de comemoração da elevação a freguesia. Para que essa data não fosse jamais esquecida pela população, a Junta de Freguesia de então resolveu dar o nome de 9 de Julho à principal rua da freguesia.

Em termos de área, Vales do Rio é das freguesias de menor dimensão do concelho da Covilhã, circunscrevendo-se a sua área apenas a 4,5 Km2.

No XIII – Recenseamento Geral da População Portuguesa (últimos Censos de 2001) possuía 918 habitantes, número que actualmente parece muito inferior à realidade. Convém também acrescentar que no Verão o n° de habitantes da freguesia cresce quase que duplica, uma vez que o grande n° de emigrantes que a freguesia possui, vêm matar saudades à sua terra natal. Dos actuais habitantes fixos da freguesia 742 são eleitores.

A estrutura etária dos habitantes da freguesia caracteriza-se fundamentalmente por ser jovem, o n° de crianças e de jovens até aos 18 anos é elevadíssimo, o que quando comparado com o n° existente em outras freguesias do Interior ganha contornos ainda mais elevados, traduzindo a ideia de que Vales do Rio é uma freguesia que tem e continuará a ter futuro.

Descrição Heráldica

BRASÃO: Escudo de ouro, balança romana de negro a encimar um monte de dois cômoros de verde, movente de contra-chefe ondado de prata e azul; em chefe, cruz de vermelho, maçanetada de doze bolotas de ouro com casculhos de verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “VALES do RIO”.

BANDEIRA: Verde. Cordão e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

SELO: Nos termos da Lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Vales do Rio – Covilhã”.